Drones: Novo Ano, Novas Regras. Conheça as Novidades

Em contagem decrescente para a entrada em vigor, a 31 de Dezembro, do novo regulamento que vai permitir harmonizar o uso de drones no espaço aéreo europeu, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) tem destacado alguns dos aspectos mais importantes para operar drones em segurança.

No que diz respeito às medidas inerentes ao piloto, este deverá fazer a sua formação à luz da regulamentação publicada pela EASA, num regime de adaptação que irá até 2023, e que contemplará várias subcategorias de acordo com as características do drone. Caberá às entidades competentes de cada país, a organização destas formações, sendo que todos os sejam abrangidos pela categoria aberta (A1, A2 e A3) poderão fazer a sua formação online.

Outras medidas a seguir têm que ver com manter o aparelho sempre em vista, não ultrapassar os 120 metros de altura e respeitar uma distância de segurança a propriedades e pessoas, respeitando a privacidade destas.

Finalmente, a EASA destaca ainda a obrigatoriedade do operador confirmar se é permitido voar o seu drone no local que pretende, para além da proibição deste invadir o espaço aéreo de aviões e helicópteros e ser pilotado junto a aeroportos e demais estruturas aeroportuárias.

Para mais informações acompanhe o nosso blogue ao longo das próximas semanas, no qual abordaremos cada medida mais aprofundadamente.

#EASA #droneslegislation

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *