HPDrones Enterprise

Drones: Regras Comuns na Europa a 31 de Dezembro

Os novos regulamentos europeus de drones, definidos pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), entram em vigor a 31 de Dezembro próximo.

Definido pela Comissão Europeia como “um sector da aviação em rápida evolução”, esta medida vai permitir uma harmonização das regras nos céus dos 27 membros da União Europeia, mais a Islândia, Noruega, Suíça e Reino Unido.

Na prática, este regulamento que substitui o quadro legislativo de 2008, cria regras comuns em matéria de segurança da aviação civil, permitindo, desta forma, integrar de forma segura os drones no espaço aéreo europeu.

Entre as novas regras definidas, destaca-se a obrigação de registo dos operadores no estado-membro onde têm residência ou a sede social da sua empresa e a criação de zonas geográficas de exclusão de utilização de drones, como por exemplo aeroportos ou centros urbanos.

Sucesso traz novas oportunidades

Estas medidas surgem como resultado do uso crescente de drones na Europa. Segundo previsões da Comissão Europeia, até 2035 o sector terá um impacto económico superior a 10 mil milhões de euros por ano e até 2040 um aumento de 50% no tráfego aéreo.

A generalização do uso de drones é, com naturalidade, acompanhada pela criação de oportunidades. De acordo com esta instituição, nos próximos 15 anos o sector será responsável por empregar directamente mais de 100 mil trabalhadores.

Se tem interesse em iniciar-se ou especializar-se no mundo dos drones, a HPDRONES oferece formações certificadas através da DJI Academy, em Lisboa e no Porto, com os cursos ‘Pilotos UAV’ e ‘Fotografia Aérea’.

Focado nos modelos DJI, a conclusão das formações garantem ao formando um certificado da UTC/DJI Academy.

 

Para mais informações, consulte o site da academia em djiacademy.hpdrones.pt